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Benefícios do ovo na alimentação

Benefícios do ovo na alimentação

Você sabia que o ovo é o segundo alimento mais completo em nutrientes? Por muito tempo foi considerado um vilão na alimentação, mas já se sabe que, muito pelo contrário, ele nos fornece diversos nutrientes fundamentais à saúde, além de ser extremamente versátil!
– Corresponde aproximadamente 20% das recomendações diárias de proteína, considerada proteína de alto valor biológico – fornece aminoácidos essenciais em quantidades adequadas (aqueles que o nosso corpo não produz!);
– a gema é fonte de luteína e zeaxantina: carotenóides antioxidantes responsáveis pela proteção da retina;
– fonte de diversas vitaminas, como ácido fólico, vitamina B12, A e E, além de ser uma das poucas fontes alimentares de vitaminas K e D;
– fonte de colina: vitamina essencial para a função normal das células, além de ser precursora na formação de acetil-colina, neurotransmissor que regulariza a memória, controle da frequência cardíaca, respiração e atividade dos músculos – encontrada em diversas formas, principalmente como colina livre e fosfatidilcolina – absorção intestinal do colesterol do ovo é reduzida pela presença da fosfatidilcolina na gema.
Ou seja, antes o ovo era restrito por conta da quantidade de colesterol presente, mas estudos demonstraram que na verdade este nutriente presente na gema reduz a absorção do seu próprio colesterol. Bacana, não é? Por isso, acrescente diariamente em sua alimentação este alimento, que pode ser consumido de diversas formas – cozido, mexido com azeite, omelete (com recheios diversos!), e só não vale consumir apenas na forma frita, porque além de perder nutrientes importantes, você estará agregando mais calorias e gorduras na preparação!

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