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Volta às aulas: Como montar a lancheira saudável

Volta às aulas: Como montar a lancheira saudável

Está chegando o início das aulas da criançada, não é? Com isso, as maiorias dos pais se preocupam com os itens que irão compor a lancheira do seu filho. Precisamos pensar em lanches saudáveis e atrativos para os pequenos, evitando a mesmice e opções muito calóricas e fazendo diversas combinações harmônicas, práticas e nutritivas.

 

O que não pode faltar na lancheira do seu filho? Primeiro leve em consideração o período em que a criança estuda {manhã ou tarde} e a refeição que fez antes de ir à escola {café da manhã ou almoço}. Segundo, garanta um produto de cada grupo alimentar dentro da lancheira: uma fonte de proteína {frango, leite, iogurte, queijo}, uma fruta ou legume in natura {pelas fontes de vitaminas, minerais e fibras integrais}, uma porção de carboidrato para dar energia {pães e cereais integrais}, além de uma bebida para hidratar {água, água de coco ou suco de frutas natural}. Veja algumas dicas e opões de montagem:

– É importante envolver seu filho no processo de montagem da lancheira; peça sua opinião e ajude-o a despertar o interesse pela alimentação saudável;

– Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais e de arroz ao invés de pães brancos, bisnaguinhas, bolachas recheadas e salgadinhos; as frutas naturais in natura ao invés das secas e desidratadas; o suco natural ao invés dos de caixinha, refrigerantes ou achocolatados.

– Varie as opções de proteínas {leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão light, creme de ricota, cream cheese, patês caseiros}. Os queijos são ótimos para fazer criações com rolinhos e formatos com moldes de biscoitos.

Fica de olho nestas cinco opções:

1 – Tomatinhos cereja + bolacha de arroz integral com geleia sem açúcar + ovinhos de codorna com Azeite + água de coco

2 – Pêra + uma fatia de bolo integral de nozes e castanhas + meio ovo cozido com orégano + suco de manga natural

3 – Banana + Cereal integral sem açúcar + Iogurte natural sem açúcar com uma colher de mel + Água Mineral

4 – Maçã + dois pães de queijo caseiros + uma porção de nozes (ou qualquer oleaginosa) + suco de melancia

5 – Morangos + 4 cookies integrais {receita no próximo post!} + ricota em cubos com azeite e alecrim + suco de melancia

Cuide da saúde da sua criança e promova hábitos saudáveis desde agora!

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