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Alimentos e saúde cardiovascular

Alimentos e saúde cardiovascular

As doenças crônicas não transmissíveis estão cada vez mais presentes na população. Entre elas, as doenças cardiovasculares acometem muitos indivíduos e são responsáveis por grande parte da taxa de mortalidade atual.

Sendo assim, é de extrema importância a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada, de modo a prevenir ou controlar estes tipos de doenças.

Existem alguns alimentos que atuam de modo a prevenir e/ou amenizar eventos cardiovasculares. Confira a seguir uma lista com os principais alimentos e como eles atuam para garantir a saúde cardiovascular.

 1. Aveia

A aveia é fonte de fibras solúveis, como a beta-glucana, a qual é extremamente importante para garantir a saúde cardiovascular. De modo geral, as fibras ajudam a proporcionar saciedade, controlando o apetite e reduzindo o volume alimentar ingerido. Por outro lado, a beta-glucana (fibra solúvel) é capaz de controlar o colesterol no sangue, uma vez que diminui a absorção intestinal de ácidos graxos e colesterol, aumentando a excreção fecal dos mesmos. Além disso, as fibras solúveis também provocam maior utilização do colesterol para produção de sais biliares, fazendo com que menos colesterol fique disponível para a síntese de lipoproteínas (LDL), conhecido como o “colesterol ruim”.

Sendo assim, a aveia auxilia na redução do colesterol total e produção de LDL sanguíneo, resultando em maior saúde cardiovascular.

2. Peixes

Os peixes com alto teor de gorduras poliinsaturadas, os ácidos graxos ômega 3, são atribuídos com a função de contribuir na redução dos triglicérides, risco de doenças cardíacas e infarto agudo do miocárdio.

Os tipos de peixes ricos em ômega 3 são: atum, sardinha, cavala, salmão e truta.

3. Lácteos

Os alimentos lácteos, ou seja, alimentos derivados do leite (leite, queijos, iogurte), devem estar inclusos na alimentação de modo a fornecer o aporte diário de cálcio necessário para cada faixa etária, além de ser boa fonte de proteínas.

Deve-se ressaltar que, para garantir uma boa saúde cardiovascular, estes alimentos devem ser consumidos em sua forma desnatada, de modo a reduzir a ingestão de gorduras saturadas, as quais, em excesso, contribuem para o surgimento de doenças cardiovasculares.

4. Azeite de oliva

O azeite de oliva, fonte de ácidos graxos ômega 9, também parece contribuir para redução do colesterol total e LDL.

5. Frutas vermelhas

Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes garante um grande aporte de compostos bioativos e antioxidantes, os quais beneficiam a saúde cardiovascular e evitam a formação de processos oxidativos que podem levar à formação de ateromas ou outros acometimentos cardiovasculares.

As frutas vermelhas (morango, amora, blueberry, uva, framboesa, jabuticaba) são grandes fontes de compostos bioativos de grande potencial antioxidantes, portanto, ajudam a garantir a saúde cardiovascular.

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