Top

A importância do nutricionista em relação à atividade física associada a uma alimentação saudável

A importância do nutricionista em relação à atividade física associada a uma alimentação saudável

Os estilos de vida atualmente admitem uma grande influência na promoção da saúde ou da doença. A alimentação desequilibrada, a obesidade, o sedentarismo, o stress, o tabagismo são fatores de risco prevalentes para desencadear doenças crônicas. A prática regular de uma atividade física, associada a hábitos alimentares adequados, devem ser orientados pelos profissionais especializados, de forma a não comprometer o próprio desempenho. Não podemos esquecer que, através dos alimentos adequados, que o organismo obtém energia e outros nutrientes essenciais para praticar qualquer tipo de atividade.  Para isso, o nutricionista tem o papel fundamental de orientar uma alimentação equilibrada que irá oferecer todo o aporte nutricional necessário para suprir a demanda de nutrientes que a atividade física propicia ao seu organismo, bem como incentivar esta prática.

Neste contexto, ressaltam-se algumas informações importantes sobre a alimentação:

– equilibrar todos os macronutrientes – carboidratos (batata-doce, mandioca, mandioquinha, frutas, legumes) lipídios (azeite de oliva, abacate, óleo de coco) e proteínas (carnes magras, peixes, ovos, leite e derivados), sendo que todos são fundamentais dentro de uma alimentação adequada, e principalmente no exercício físico;

– ingerir água regularmente, a fim de evitar câimbras durante o exercício, aumentar o fluxo sanguíneo, hidratar e controlar a temperatura corporal;

– garantir uma refeição nutritiva antes do seu treino, para obter energia suficiente para o gasto calórico da atividade, e após o treino, para repor os nutrientes e otimizar o ganho de massa muscular, um dos principais objetivos da atividade física.

Busque sempre consumir alimentos naturais, evitando os industrializados processados e ultraprocessados, e não utilize suplementos esportivos sem a orientação de um nutricionista. Procure este profissional, assim sua orientação será individualizada e de acordo com suas necessidades e objetivos!

Sem Comentários

Postar um comentário