Top

A importância da hidratação para o nosso corpo

A importância da hidratação para o nosso corpo

A boa hidratação é essencial para garantir o funcionamento adequado do organismo, além de auxiliar positivamente em algumas questões específicas e muito comuns, tais como o funcionamento intestinal, aparência da pele e performance esportiva.
Como qualquer alimento, a quantidade de água diária necessária é muito variável e depende de diversos fatores, tais como a idade, o peso, o sexo, a prática ou não de atividade física, o clima/temperatura de onde se vive, entre outros.
Sendo assim, a recomendação habitual da ingestão de 2 litros de água por dia pode variar muito, uma vez que o aumento da sudorese ocasionado pelo clima quente e/ou práticas esportivas remetem à necessidade de intensificar a ingestão de líquidos, principalmente de água pura. Portanto, é necessário atentar aos sinais que o organismo fornece, e, entre eles, pode-se destacar a sensação de sede e a cor da urina, os quais são facilmente notados no dia a dia.
Os isotônicos são utilizados para repor, além de água, eletrólitos essenciais para o bom funcionamento de diversas funções vitais, porém, o seu uso não deve ser feito de forma indiscriminada, sendo necessário apenas em casos de desidratação importante ou em práticas esportivas que levam à sudorese muito prolongada e intensa.
Dicas para garantir uma boa hidratação:
– Tenha sempre uma garrafa de água em mãos;
– Adquira o hábito de beber água antes de sentir sede;
– Fracione o consumo de água ao longo do dia;
– Para variar, opte por chás de ervas sem açúcar ou água saborizada com frutas e/ou ervas;
– Beba água antes, durante e após a prática de atividades físicas;
– Fique atento à cor da sua urina – quanto mais clara, melhor sua hidratação!

Sem Comentários

Postar um comentário