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Alimentação como fonte de prazer e bem-estar

Alimentação como fonte de prazer e bem-estar

É muito importante garantir momentos de prazer no dia a dia, os quais podem ser proporcionados de diferenças maneiras. Neste contexto, a alimentação merece uma atenção especial.
O ato de se alimentar está associado ao prazer, à satisfação e à celebração, em diversos momentos da vida. Não é à toa que quando nos reunimos com outras pessoas, é muito comum haver comida envolvida.
Muitas vezes, a correria do dia a dia não nos permite apreciarmos de fato aquilo que comemos, levando à escolha de alimentos pela sua praticidade. Este fato leva à escolha de alimentos não tão saudáveis (congelados e industrializados em detrimento dos naturais), além de realizar as refeições de forma rápida e sem a real apreciação do que está se comendo.
Por outro lado, a pressão da mídia quanto à forma física e à adesão de uma alimentação ‘saudável’ leva as pessoas a adotarem uma alimentação restritiva e punitiva. Nestes dois cenários o ato de se alimentar está focado apenas no ‘o que comer?’, ignorando o ‘como’, ‘com quem’ ou ‘por que’ comemos.
Uma alimentação saudável não deve ser caracterizada apenas pela qualidade nutricional dos alimentos. Alimentar-se com prazer é permitir que o alimento seja mais do que um nutriente. É permitir que ele seja carinho, cuidado, afeto, sentimento, amor e celebração.
Sendo assim, é de extrema importante aderir ao hábito de “comer normal”, sem restrições excessivas, mas com equilíbrio e consciência nas escolhas feitas. Respeitar as sensações de fome e saciedade são essenciais, e todo este contexto deve estar presente no processo de reeducação alimentar, de modo a garantir novos hábitos e mudar a relação com os alimentos.
É muito importante lembrar que a alimentação não deve ser a única fonte de prazer na vida, o que pode levar até mesmo à obesidade, mas deve ser um dos fatores que ajudam a garantir o bem-estar!
O que fazer para ter prazer comendo e garantir uma alimentação saudável?
– Aprenda a organizar sua rotina alimentar – podemos comer de tudo, nas quantidades e momentos adequados!
– Não sinta culpa ao se alimentar;
– Respeite sua sensação de fome e saciedade;
– Coma devagar – aprecie cada mordida e o sabor dos alimentos;
– Aprenda a valorizar o momento da refeição – sente-se na mesa e divida o momento com outras pessoas;
– Treine seu paladar – aprenda a sentir prazer ao optar por diversos tipos de alimentos;
– Não se esqueça: equilíbrio, sempre!

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