Top

Alimentação na gestação

Alimentação na gestação

É muito importante garantir uma boa nutrição durante a gestação, de modo a promover um bom desenvolvimento e crescimento do feto, além de manter um bom estado nutricional e saúde da futura mamãe.

O acompanhamento e orientação nutricional da gestante deve, preferencialmente, ser iniciado o mais cedo possível. O processo engloba a avaliação nutricional da gestante, a qual é feita a partir do estado nutricional pré-gestacional e da evolução do IMC e ganho de peso ao longo da gestação, prevenindo o ganho de peso excessivo e complicações relacionadas à má nutrição.

A gestação é caracterizada pelo aumento das necessidades de diversos nutrientes, os quais devem ser fornecidos por meio da alimentação e/ou por suplementos devidamente prescritos conforme as necessidades individuais de cada gestante.

Alguns casos especiais, tais como a presença de diabetes gestacional e/ou pré-eclâmpsia, devem ser avaliados e orientados, de modo a promover uma boa nutrição à gestante e ao feto, além de controlar e prevenir a progressão da doença.

Vale ressaltar que a garantia de um estado nutricional adequado da mulher antes da concepção é muito relevante, uma vez que garante, de modo geral, um bom estado nutricional, bom desenvolvimento do feto e evita o surgimento de complicações ao longo da gestação.

Sem Comentários

Postar um comentário