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Alimentação na prevenção e tratamento da gripe | Clinica Nutrioffice
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Alimentação na prevenção e tratamento da gripe

Alimentação na prevenção e tratamento da gripe

Tanto a gripe quanto os resfriados acabam criando força quanto o organismo está fragilizado, ou seja, quando o sistema imune não é capaz de combater o vírus e evitar a manifestação dos sintomas característicos destas doenças.

Prevenir sempre é o melhor remédio, portanto, é muito importante se cuidar para deixar o sistema imunológico com força total e a alimentação tem papel essencial neste campo.

– A dose diária de vitamina C é muito importante. Aposte nas frutas cítricas (laranja, acerola, mexerica, kiwi) in natura ou sucos naturais, mas o suco deve ser preparado e consumido na hora, pois a vitamina C se oxida facilmente;

– Alimentos ricos em vitamina A também ajudam na manutenção de uma boa função imunológica. Frutas e legumes com coloração alaranjada (mamão, abóbora, cenoura) são boas fontes de carotenóides, precursores desta vitamina;

– A ingestão de leguminosas (feijões, lentilha, grão de bico), cereais integrais e oleaginosas (castanha do Pará) é essencial, pois fornecem ácido fólico, selênio e zinco, nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do sistema imune;

– Tenha uma alimentação saudável, completa e variada. Varie os tipos de alimentos consumidos e evite uma alimentação monótona. Assim, a ingestão de diversos nutrientes  fica garantida.

– O uso de probióticos, bactérias benéficas ao nosso organismo, também é interessante para reforçar o sistema imunológico. Existem alguns produtos alimentícios no mercado que são adicionados de culturas probióticas, principalmente os leites e derivados.

Uma vez instalada, é hora de cuidar para fortalecer o organismo e fazer com que a gripe vá embora logo:

– Tanto o gengibre quanto o mel são ótimas opções para consumir neste período, uma vez que possuem propriedades anti-inflamatórias e anti-bactericidas. Fazer chás e sucos com estes alimentos é uma ótima opção!

– Por mais que o apetite esteja prejudicado, tente se alimentar adequadamente e procure optar por alimentos nutritivos. Evite ficar em jejum e beba bastante água, principalmente se estiver com febre;

Descansar! Para uma recuperação total, é imprescindível que o organismo receba uma boa nutrição e poupe energia.

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