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Alimentação típica no inverno: como garantir escolhas certas e saudáveis?

Alimentação típica no inverno: como garantir escolhas certas e saudáveis?

Durante o inverno, é muito comum observarmos uma mudança nas preferências e escolhas alimentares da população, uma vez que há maior tendência para o consumo de alimentos quentes e calóricos, devido ao frio e à necessidade do corpo de se aquecer.

Além disso, também é válido levar em consideração fatores psicológicos, afinal, o frio sempre remete a preparações típicas e tradicionais de festas juninas (doces e salgados à base de milho) e também de encontros sociais (fondue, pizza, massas, etc), o que pode levar a um consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e/ou gorduras.

Sendo assim, como proceder para garantir melhores escolhas e evitar excessos? Confira todas as dicas a seguir:

– Prefira sempre as receitas feitas em casa e, na hora do preparo, troque os ingredientes por versões mais saudáveis, ou seja, os derivados do leite desnatados/light, farinhas integrais e açúcares naturais (demerara ou mascavo) em pequena quantidade;

– Controle a quantidade consumida. Não é necessário deixar de comer, apenas não exagere no tamanho da porção e aprecie cada mordida;

– Aposte nos chás de ervas ou de frutas sem açúcar para se aquecer sem agregar calorias ao seu dia;

– Aproveite para garantir o consumo adequado e regular de derivados do leite. Experimente um chocolate quente com leite desnatado, cacau e mel nos lanches intermediários ou antes de dormir;

– Experimente sopas ou cremes de legumes como entrada no almoço e jantar. Assim você otimiza o consumo de vitaminas, minerais e fibras, além de se aquecer e garantir maior saciedade na refeição.

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