Top

Aspectos nutricionais relacionados à tensão pré menstrual (TPM)

Aspectos nutricionais relacionados à tensão pré menstrual (TPM)

A maioria das mulheres precisam conviver com a famosa tensão pré menstrual (TPM), a qual costuma aparecer por volta de uma semana antes da menstruação, devido à variação hormonal presente neste período. Os principais sintomas estão relacionados ao comportamento emocional e a mudanças no corpo, como o inchaço ocasionado pela retenção hídrica.

A junção de todos estes sintomas incomodam muito as mulheres, e a alimentação pode ajudar a atenuar e a controlá-los.

É muito comum que neste período as mulheres sintam certa tristeza, ansiedade e compulsão alimentar. Para atenuar estes sintomas, é interessante investir em alimentos que contribuam para o bem-estar e o controle do apetite. Alimentos fonte de fibras e vitamina B6 são recomendados, pois além de controlar a glicemia e aumentarem a sensação de saciedade, participam da produção de serotonina, que garante o bem-estar. Exemplos: banana, aveia, arroz integral, derivados magros do leite (iogurte, leite e queijos), feijões, grão de bico, lentilha, pães e biscoitos integrais.

Além de controlar a ansiedade e compulsão alimentar, é muito importante evitar e reduzir a retenção hídrica, comum neste período. Para isto, deve-se evitar a ingestão excessiva de sódio (sal de cozinha e produtos industrializados), além de controlar também a ingestão de alimentos ricos em açúcar e gorduras, que também auxiliam na formação do inchaço e da compulsão alimentar. É interessante ingerir alimentos que auxiliam a diurese, ou seja, ajudam a eliminar os líquidos em excesso no organismo. Exemplos: frutas (melancia, abacaxi, melão) e folhas (salsão, salsinha).

De modo geral, deve-se manter uma rotina saudável durante este período, investindo no equilíbrio e na presença destes alimentos que ajudam a atravessar este período conturbado. É muito comum as mulheres justificarem muitos atos com a TPM, mas lembrem-se que por mais que o organismo esteja propenso a cometer erros alimentares, devemos nos controlar! Equilíbrio sempre, façam as escolhas certas!

Sem Comentários

Postar um comentário