Top

Bebidas isotônicas – qual a indicação?

Bebidas isotônicas – qual a indicação?

As bebidas isotônicas podem ser encontradas facilmente em supermercados e lanchonetes, sendo muito comum observar um consumo indiscriminado pela população, porém, o seu consumo não deve ser feito desta forma.

Compostas por, basicamente, minerais e água, este tipo de bebida tem como função principal a reposição de eletrólitos e a hidratação do corpo após uma perda excessiva de água corporal em atividades físicas longas e/ou de alto rendimento ou por doenças que provoquem vômitos e/ou diarreia.

Sendo assim, quando consumimos esta bebida de forma indiscriminada, podemos sobrecarregar o nosso organismo com minerais, o que pode causar uma série de problemas à saúde, tais como sobrecarga renal, formação de cálculos renais e distúrbios eletrolíticos mais graves.

Portanto, as bebidas isotônicas são indicadas apenas para indivíduos que praticam atividades físicas que provoquem alta perda de água corporal, sendo que esta indicação deve ser feita apenas após uma avaliação específica do percentual de perda de água do corpo durante a atividade.

O que devo beber durante a atividade física?

Por mais que seja uma atividade cansativa e com produção de suor significativa, a recomendação geral para a hidratação nestes casos é o consumo regular de água ao longo da atividade, apenas. Caso fique na dúvida em qual tipo de atividade e intensidade você se encaixa, procure sempre um especialista!

Sem Comentários

Postar um comentário