Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(): Failed opening '/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379
Benefícios e malefícios do café | Clinica Nutrioffice
Top

Benefícios e malefícios do café

Benefícios e malefícios do café

O café fez parte da história do Brasil, sendo uma matéria prima com grande importância no comércio internacional e ainda proporciona uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo. Além do seu sabor, as pessoas buscam seu efeito estimulante e o utilizam como pretexto para encontros entre amigos e familiares, uma vez que é uma bebida que está extremamente relacionada com momentos sociais.
Por conta de seu elevado consumo, diversos estudos científicos já foram e continuam sendo realizados, de modo a verificar os efeitos desta bebida à saúde. Então vamos lá, você sabe quais os benefícios e malefícios que o café pode trazer à nossa saúde?

• Benefícios
– Psicoestimulante:
O café possui efeito estimulante, proporcionado pela cafeína, e já foi verificado que a ingestão de doses baixas a moderadas deste composto melhora a performance cognitiva e psicomotora do consumidor, ou seja, melhora o estado de alerta, energia, capacidade de concentração, desempenho de tarefas e diminui a sonolência e o cansaço. Vale ressaltar que efeitos negativos como taquicardia, insônia, ansiedade tremores são observados apenas pela ingestão de doses elevadas ou em indivíduos muito sensíveis à cafeína.
– Prevenção:
Alguns estudos já relacionaram a ingestão de café com a prevenção de doenças degenerativas, como a Doença de Parkinson e Alzheimer.
Além disso, a função estimulante citada anteriormente junto a outras possíveis ações no metabolismo de serotonina e noradrenalina, associados ao bem-estar, parecem reduzir a depressão e o risco de suicídio. O consumo de café também está intimamente associado a hábitos sociais e de convívio, o que também aumentam a sensação de bem-estar pessoal.
– Perda de peso:
A ingestão da cafeína, presente no café, já foi consagrada como uma forma de auxiliar a termogênese e aumento do gasto energético, auxiliando no emagrecimento.

• Malefícios
– Problemas gastrointestinais:
Não são raras as pessoas que referem sentir azia e/ou queimação após tomar café. Este sintoma é o mais referenciado após a ingestão de café e alguns estudos realmente constataram que a bebida parece levar a uma maior secreção de ácidos e irritação gástrica. Assim, pessoas que possuem sensibilidade e/ou problemas gastrointestinais, tais como gastrite e úlceras devem evitar o consumo.
– Absorção de nutrientes:
Deve-se tomar muito cuidado ao escolher a hora para tomar café. Alguns compostos presentes na bebida reduzem a absorção de ferro e de cálcio, portanto, é interessante não consumir aquela famosa xícara de café após o almoço, por exemplo, pois ocorrerá redução significativa de nutrientes da refeição. O ideal é aguardar, pelo menos, uma hora.
– Gravidez:
O consumo de cafeína na gravidez é contraindicado, mas existe grande divergência entre os estudos quanto a este assunto. Por precaução, recomenda-se restringir o consumo de café pelas gestantes a, no máximo, duas xícaras diárias.

Resumindo, o café possui benefícios e malefícios, mas os últimos são apenas associados a pessoas muito sensíveis ou ao exagero no consumo. Sendo assim, respeitando a sensibilidade e individualidade de cada um, o café é uma bebida que traz benefícios a saúde e pode ser consumida pela população. Vale a pena ressaltar que a adição de açúcar não é recomendada, principalmente quando se toma muitas xícaras ao longo do dia, uma vez que desta forma são adicionadas calorias significativas no final do dia.

Such cards before the price of generic zoloft withdrawal of christ, likely cafe effects left oriented penalty of shortages with main culture via the baccalaureate of 
Buy cheap generic zoloft online without prescription zoloft price – cost australia buy amoxicillin us generic prometrium 200 mg accutane after 9 clopidogrel ppi 
Dec 29, 2012 – Zoloft. Purchase zoloft online no prescription, zoloft tab, zoloft 25mg from india reviews. High quality antidepressants.

Sem Comentários

Postar um comentário