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Cereais integrais X refinados | Clinica Nutrioffice
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Cereais integrais X refinados

Cereais integrais X refinados

De modo geral, existem dois tipos de cereais: integrais e refinados. A maior diferença entre estes dois tipos está relacionada à quantidade de nutrientes e fibras de cada um, sendo que o integral é o que fornece maior quantidade de ambos.

Vale lembrar que não existe diferença significativa na quantidade de calorias entre os dois, mas o consumo da versão integral ajuda no emagrecimento por outros motivos. O cereal integral, por conter mais fibras, leva à maior saciedade e controle da glicemia, o que auxilia na redução da ingestão de alimentos e na perda de peso.

Além disso, este tipo de cereal é fonte de nutrientes que auxiliam a sensação de bem-estar e o equilíbrio do organismo, ajudando as pessoas a não comerem por ansiedade e/ou para se confortarem.

O grão do cereal é composto por diversas camadas (farelo, gérmen e endosperma), sendo que cada uma possui uma composição diferente. O farelo e o gérmen são as camadas mais ricas em nutrientes em fibras, enquanto o endosperma é fonte apenas de amido (carboidrato).

No processo de produção da indústria, estas camadas podem ou não ser preservadas. No caso dos cereais refinados, as duas primeiras camadas são retiradas, retirando a maior parte dos nutrientes do grão e restando apenas o endosperma, rico em amido (carboidrato). Os cereais integrais (inteiros), por sua vez, são mais nutritivos, uma vez que as camadas do grão não são retiradas.

Sendo assim, sempre que possível, opte pelos cereais integrais e aproveite todos os seus benefícios!

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