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Chás: tipos, indicações e contraindicações

Chás: tipos, indicações e contraindicações

No inverno a procura por bebidas quentes e que auxiliem a combater o frio aumenta muito e é extremamente importante entender quais os benefícios ou malefícios que estas bebidas podem trazer à nossa saúde.

Os chás são uma ótima opção de bebida para esquentar o corpo. Existem diversos tipos de chás, entre eles os de ervas e os de frutas. Ambos são provenientes de fontes naturais e cada um possui alguma implicação à saúde, que varia de acordo com o tipo de erva e/ou fruta utilizada na infusão.

– Auxiliar no combate à ansiedade e stress: camomila, melissa e valeriana;

– Auxiliar na digestão: boldo, hortelã e erva cidreira;

– Auxiliar na disposição e no combate a radicais livres: chá mate, chá preto e chá verde;

De modo geral, não existem contraindicações destes chás comuns para a população saudável. Deve-se apenas atentar quanto ao consumo de chás fontes de cafeína por indivíduos com hipertensão arterial e/ou problemas cardiovasculares e para as gestantes, além de controlar o consumo destes chás fontes de cafeína, são recomendados os chás de frutas, uma vez que os de ervas ainda não são totalmente seguros e são necessários mais estudos para uma recomendação consensual.

Qual é a melhor maneira de consumi-los?

Para não adicionar calorias extras ao dia alimentar, é interessante consumir o chá sem açúcar, natural. Se desejar adoçar, opte por açúcares mais naturais, tais como o mascavo, demerara ou mel ou adoçantes, como estévia e sucralose, e controle a quantidade.

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