Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(): Failed opening '/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379
Como amenizar os sintomas do refluxo gastroesofágico? | Clinica Nutrioffice

Como amenizar os sintomas do refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico é uma doença que acomete um número considerável de pessoas atualmente. Basicamente, o que acontece é que os alimentos consumidos, juntos com o suco gástrico, refluem para o esôfago, causando queimação, dor, entre outros sintomas típicos.

Os sintomas são muito desagradáveis e, se o refluxo não for tratado adequadamente, pode evoluir para doenças mais graves.

O diagnóstico deve ser feito por um médico especializado e o tratamento, além de medicamentoso (se necessário), deve ser comportamental. A alimentação e hábitos relacionados a ela são muito efetivos para amenizar os sintomas. Confira a seguir:

O que evitar:

– Condimentos e molhos industrializados (ketchup, extrato de tomate, mostarda);

– Alimentos ácidos: não são proibidos. Deve-se observar tolerância individual;

– Consumir grande volume de alimentos de uma vez só;

– Consumo de líquidos em excesso durante a refeição;

– Chocolate, menta, hortelã, pimenta, gorduras, álcool, cafeína, bebidas gaseificadas: estes alimentos relaxam o esfíncter, aumentando os sintomas do refluxo;

– Excesso de gordura nas preparações e alimentos – alimentos gordurosos retardam o esvaziamento gástrico, piorando os sintomas;

– Deitar-se logo após as refeições.

O que fazer/consumir para ajudar:

– Derivados do leite magros/desnatados: leite desnatado, iogurte desnatado/0% gordura/light, queijos brancos magros (ricota, minas light, cottage, requeijão light);

– Fracionar a alimentação, de modo a evitar exageros nas grandes refeições e facilitar a digestão (pequenos volumes);

– Mastigar bem os alimentos;

– Esperar 3 horas antes de deitar;

– Reclinar a cabeceira da cama.

Sem Comentários