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Como funciona o nosso intestino?

Como funciona o nosso intestino?

O funcionamento intestinal é um grande marcador de saúde, uma vez que geralmente reflete se o indivíduo está se alimentando de forma equilibrada e se possui hábitos de vida adequados.

O hábito intestinal é bastante variável entre os indivíduos, sendo difícil estabelecer um funcionamento intestinal ideal. O indivíduo deve se sentir bem, sem a sensação de que a evacuação não foi suficiente ou dolorosa, o que geralmente representa um caso de constipação. A frequência é variada, mas a qualidade das fezes e o conforto gastrointestinal devem estar presentes em pessoas com funcionamento intestinal adequado.

É possível melhorar e atenuar os sintomas a partir de hábitos alimentares e comportamentais. Além de garantir a ingestão de alimentos ricos em fibras, manter uma hidratação adequada e praticar atividades físicas regulares, o comportamento relacionado ao ato de eliminar as fezes é um fator crucial para um bom funcionamento intestinal.

A vida corrida e o estresse do dia a dia levam os indivíduos a ignorarem os sinais e vontades do organismo, assim como a vontade de evacuar. A retenção fecal é um problema muito comum, e deve ser combatido com mudanças comportamentais, como a organização de horários, realização de refeições completas para o estímulo do funcionamento intestinal, boa mastigação, e, se necessário, acompanhamento psicológico.

A microbiota intestinal é outro fator muito importante e que vem sendo muito estudado. Tanto o funcionamento intestinal quanto o conforto no sistema gastrointestinal são altamente influenciáveis pela composição desta microbiota. A adoção de hábitos saudáveis e o uso de probióticos (bactérias benéficas ao intestino) são importantes para garantir uma boa composição da microbiota, a qual irá favorecer o bom funcionamento intestinal, além de uma série de fatores relacionados à imunidade e saúde de modo geral.

A seguir, seguem 4 dicas cruciais para melhorar o funcionamento intestinal:

– Garanta a hidratação: beba pelo menos 2L de água ao longo do dia;

– Tenha uma alimentação variada e rica em alimentos naturais fontes de fibras (frutas, verduras e legumes);

– Pratique atividades físicas regulares;

– Respeite seu corpo! Organize sua rotina e crie hábitos que favoreçam o funcionamento intestinal.

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