Top

Como organizar a alimentação das crianças no período de férias?

Como organizar a alimentação das crianças no período de férias?

O período de férias e as crianças em casa o dia inteiro muitas vezes remete a bagunça e falta de atividades para as crianças, o que deixa os pais preocupados e as crianças entediadas.
Este fato pode ser facilmente combatido se houver uma programação e organização mínima da rotina do dia a dia das férias. É muito importante lembrar que este período deve ser o oposto da monotonia e desorganização, uma vez que ter as crianças em casa a maior parte do tempo é um fator que favorece a inclusão de atividades mais ricas, passar mais tempo com os pequenos e, é claro, garantir uma alimentação mais saudável.
Quando as crianças estão na escola, os pais perdem o controle sobre o que ela irá comer nas refeições. As férias são, portanto, um momento importante para perceber quais as preferências e hábitos alimentares da criança, favorecendo um trabalho para a melhora destes hábitos e escolhas, se necessário.
Confira a seguir as principais dicas para organizar a alimentação das crianças nas férias e garantir uma alimentação mais saudável.
– Estipule horários para as refeições. Por mais que as crianças estejam de férias e precisam ficar mais livres e se divertir, o estabelecimento de horários para comer é essencial para que não se perca o controle;
– Deixe as crianças participarem e combine quais os alimentos (dentro de uma lista estipulada por você) que serão consumidos com antecedência, mas não deixe que elas dominem a situação e estimule a responsabilidade da escolha já feita;
– No horário da refeição, não permita o uso de celulares, tablets e televisão ligada. A atenção no momento da refeição deve ser plena;
– De preferência, garanta a família toda presente em pelo menos uma das refeições principais;
– Aumente a oferta de lanches caseiros e programe-se para comprar os ingredientes necessários, assim como o tempo para preparo.
Lembre-se que a alimentação deve ser prazerosa e pode fazer parte de muitas atividades lúdicas durante as férias escolares. A organização e o estabelecimento de limites é essencial para que tudo corra de forma tranquila e prazerosa, tanto para os pais quanto para as crianças.

Sem Comentários

Postar um comentário