Top

Conheça os benefícios dos alimentos juninos

Conheça os benefícios dos alimentos juninos

O mês de junho é fortemente marcado por uma culinária típica, com alimentos e preparações juninas. Entre eles, destacam-se o milho, o amendoim, a abóbora, a batata doce, o pinhão e a mandioca.

De modo geral, todos estes alimentos são naturais e muito nutritivos, cada um com suas especificidades.

– Milho, batata doce, pinhão e mandioca: todos estes alimentos são fontes de carboidratos, ou seja, de energia. Além disso, são ricos em fibras, vitaminas e minerais, o que representa o potencial nutritivo destes alimentos.

– Abóbora: é um legume, com baixo teor calórico. É fonte de fibras, vitaminas e minerais.

– Amendoim: um tipo de oleaginosa, contém alto teor calórico. É boa fonte de gorduras insaturadas, as gorduras “saudáveis”, além de vitaminas e minerais.

O que geralmente acontece é a utilização destes alimentos como base para outras preparações típicas, tais como o curau, canjica, bolos, paçocas, entre outros. Os outros ingredientes utilizados nestas preparações podem deixá-las não tão saudáveis assim, principalmente devido à adição de açúcares e gorduras.

Como podemos melhorar a composição nutricional destas preparações?

Procure sempre reduzir o açúcar adicionado, além de substituir por um açúcar mais natural, como o demerara ou mascavo. Para indivíduos com restrições maiores (diabetes, por exemplo), vale a pena substituir o açúcar por um adoçante artificial.

Em preparações nas quais são utilizados gorduras, controle a sua adição e, em casos de derivados do leite, opte sempre pelas versões desnatadas/light.

E claro, como sempre, consuma com moderação e muito prazer!

Sem Comentários

Postar um comentário