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Dia Mundial do coração – Alimentação para a saúde do coração

Dia Mundial do coração – Alimentação para a saúde do coração

Hoje é o Dia Mundial do Coração! “Se você gosta do seu coração, então cuide bem dele”. Frase retirada do site da Sociedade Brasileira de Cardiologia. -> A alimentação adequada é essencial para a saúde do coração e do corpo. Por isso, destacam-se diversos alimentos fundamentais para estes benefícios:
– Peixes: consuma mais vezes por semana. Os peixes são ricos em ômega 3, uma gordura benéfica e que pode evitar a formação de placas que obstruem as artérias;
– Frutas e verduras com cores fortes: consuma diariamente, por conta dos antioxidantes presentes que podem prevenir as doenças cardiovasculares;
– Alimentos ricos em fibras: pães, arroz e massas integrais, adicionar farelo de aveia ou de trigo e linhaça nas preparações, e através das próprias frutas e legumes;
– Castanhas, amêndoas ou nozes – com moderação: Assim como o azeite, as oleaginosas podem diminuir o LDL (“mau” colesterol) e também a pressão arterial;
– Leite e derivados desnatados que possuem menos gordura;
– Leguminosas, como feijões, ervilhas, lentilhas, soja, grão de bico diariamente – podem ser consumidos cozidos convencionalmente, ou em outras preparações (pastas, saladas);
– Ah, o chocolate! Tão gostoso, não é?  Pode ser consumido também, sempre com muita moderação, e nas suas versões 70% cacau ou mais, por conta da preservação dos antioxidantes e menores quantidades de açúcar e gordura! O seu consumo não deve ultrapassar 30 gramas por dia – verifique o rótulo em relação à quantidade e lista de ingredientes!

E claro, é muito importante manter uma boa ingestão de líquidos, consumindo em torno de dois litros de água por dia!

Você viu como não é difícil cuidar do nosso coração? Manter uma alimentação equilibrada desta forma vai ajudar na saúde de todo o organismo, que é o principal objetivo da nutrição!

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