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Dicas nutricionais para aproveitar o Carnaval

Dicas nutricionais para aproveitar o Carnaval

O carnaval é marcado por muita alegria, curtição e eventos fora da rotina. Por ser um feriado prolongado e intenso, precisamos nos cuidar antes, durante e após, de modo a manter ao máximo o organismo equilibrado e cheio de energia para dançar, pular e aproveitar com saúde!

Antes da Folia

 Nos dias antes do carnaval, é de muito importante garantir uma boa nutrição, uma vez que o corpo irá passar por alguns dias de certa sobrecarga e possível privação de alguns nutrientes e descanso.

Sendo assim, deve-se investir em uma alimentação bem equilibrada. A hidratação e o consumo de verduras, legumes e frutas dentro das recomendações são essenciais para preparar o organismo e garantir boa resistência imunológica.

Dica: nada de restrições radicais neste momento! Muitas pessoas desejam perder peso rápido para o evento, mas lembre-se que a perda de peso saudável é gradual e deve ser acompanhada por um profissional. Dietas radicais nesta época só irão deixar seu organismo debilitado e não surtirão o efeito desejado. Cuidado!

Durante a Folia

Nesta ocasião, sair da rotina é consequência, mas tente sempre equilibrar o que for possível.

Durante os dias de festa, não esqueça de sempre beber muita água!

Caso consuma algum tipo de bebida alcoólica, alterne com o consumo de água para garantir a hidratação e reduzir o volume de álcool consumido.

Antes de ir para a festa, faça uma refeição leve, mas completa. Evite o consumo de alimentos ricos em gorduras (pasteis, salgadinhos, frituras, queijos gordos), pois eles demoram mais para serem digeridos e fazem com que você tenha menos energia para se divertir.

Não exclua o carboidrato. Controle a quantidade (sem exageros) e opte pelos carboidratos “do bem”, ou seja, os grãos integrais (arroz integral, pão integral, macarrão integral) e/ou cereais (trigo, aveia, quinua), que são absorvidos gradualmente e vão garantir a energia ao longo da folia.

Sempre evite ficar longos períodos sem se alimentar. Tenha sempre na bolsa um lanchinho prático, como uma barra de cereal, bananinha sem açúcar, castanhas ou biscoito integral.

Garantir uma boa noite de sono entre as festas é essencial para que o organismo se recupere e esteja pronto para enfrentar o dia seguinte.

Após a Folia

Agora é hora de recuperar o organismo. Retome a rotina, invista em uma alimentação equilibrada e evite ao máximo alimentos que sobrecarreguem o organismo, como os alimentos industrializados, processados e ricos em açúcar refinado e gordura saturada.

Garanta a hidratação e a ingestão de alimentos naturais que fornecem boa quantidade de vitaminas, fibras e minerais, tais como as frutas, verduras e legumes.

O famoso suco verde é uma boa pedida neste momento, uma vez que proporciona uma boa carga de nutrientes e ajuda a equilibrar o organismo.

Garanta boas noites de sono e retome as atividades físicas.

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