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Emagrecimento Saudável – É possível? Quais os Primeiros Passos?

Emagrecimento Saudável – É possível? Quais os Primeiros Passos?

Quando o assunto é saúde e bem-estar, emagrecer de forma saudável é um dos objetivos mais buscados. Ao mesmo tempo em que promessas de resultados rápidos e milagrosos são comuns, especialistas apontam que não há fórmula mágica, mas sim, disciplina e autocontrole para alcançar o emagrecimento desejado.

Antes de tudo, é preciso lembrar que a melhor forma de emagrecer com saúde é sob a orientação e acompanhamento de profissionais especializados, como médicos e nutricionistas. É fato que a “fórmula” par um, é diferente para o outro, e por isso a individualidade é fundamental para o sucesso do emagrecimento desejado.

Isso porque diferenças básicas, como idade, sexo, genética, tipo de corpo, atividade física, preferências alimentares, questões médicas e até mesmo experiências anteriores com dietas, interferem em como determinada pessoa reagirá durante o processo de perda de peso.

Mesmo assim, existem alguns passos e comportamentos que podem ajudar a quem deseja o emagrecimento saudável.

Comportamento saudável

Quando uma pessoa pensa na perda de peso, é comum desejar resultados expressivos rapidamente. No entanto, um artigo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos mostra pontos importantes sobre isso:

Nas observações da entidade, existem evidências de que as pessoas que perdem peso de forma gradual e constante (entre 0,5kg a 1kg por semana) tendem a ser mais bem sucedidas para manter o peso a longo prazo.

Isso porque, mais do que uma dieta ou uma fórmula, a chave do sucesso para o emagrecimento saudável é a mudança do estilo de vida, composto pela adaptação dos hábitos, envolvendo a alimentação, a atividade física, controle do estresse, qualidade do sono e momento de prazer.

O primeiro passo para quem quer começar a perder peso de uma forma saudável é a organização. É necessário identificar a forma como você se alimenta e entender o que precisa mudar para atingir o objetivo que deseja.

A organização também passa pela rotina, em momentos como programar os horários das refeições e dos exercícios físicos, a fim de estabelecer uma agenda em que seja possível encaixar essas atividades e cumpri-las com disciplina no dia a dia.

Outros hábitos importantes

O ato de comer, por si só, envolve diversos aspectos que podem ser observados e melhorados na busca por um emagrecimento saudável. Como você monta o seu prato? Você termina de comer toda a comida que está no prato mesmo após começar a se sentir satisfeito? Em que velocidade você come?

Estas são perguntas importantes no entendimento da sua alimentação e na busca por melhorias. Identificar os sinais de fome e saciedade ajudam a conquistar melhores resultados nas dietas.

A doutora Katherine McManus, em um artigo no portal da Escola Médica de Harvard, afirma que o cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar os sinais de “parar de comer” do estômago, fazendo com que, muitas vezes, as pessoas comam muito mais do que o necessário.

Ainda segundo McManus, existem alimentos nutritivos que ajudam as pessoas a se sentirem mais saciadas e comumente são utilizados como trunfos dos nutricionistas nas montagens das dietas, como é o caso dos vegetais, feijões, legumes, cereais integrais, ovos, carne de peixe, carne de frango e água.

Em relação a doces, refrigerantes e outros alimentos tidos como inimigos do emagrecimento, especialistas apontam que, na maioria dos casos, não é necessária uma política de tolerância zero, mas sim, moderação e equilíbrio.

 

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