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Gorduras e a nossa saúde

Gorduras e a nossa saúde

Muito se fala sobre o consumo de gorduras relacionado à saúde, mas as dúvidas e inseguranças a respeito deste assunto são muitas.

Primeiramente, é muito importante lembrar que existem três tipos principais de gorduras: insaturada, saturada e trans. A primeira proporciona benefícios à saúde, enquanto a segunda e a terceira, quando consumidas em excesso, podem levar a uma série de problemas, principalmente os cardiovasculares.

Sendo assim, vamos esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao assunto:

Preciso excluir totalmente as gorduras da minha alimentação?

Não. O nosso corpo precisa de gorduras para seu funcionamento adequado, uma vez que este nutriente é utilizado para a formação de estruturas celulares, além de para garantir uma boa absorção de vitaminas lipossolúveis. Estas vitaminas são solúveis apenas nas gorduras e, por isso, precisam delas para serem absorvidas adequadamente. É válido preferir sempre as gorduras insaturadas, presentes nos alimentos de origem vegetal (óleos vegetais e oleaginosas), e limitar o consumo de gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal (leite, iogurte, queijos e carnes).

Quais os alimentos fontes de gorduras saturadas e trans? Quais os seus malefícios à saúde?

  1. Alimentos ricos em gorduras saturadas:

 Carnes gordurosas; Queijos amarelos; Leite e iogurte integral; Manteiga; Creme de leite

Este tipo de gordura, quando consumida em excesso, aumenta o LDL, o “colesterol ruim”, e a propensão a eventos cardiovasculares, como a formação de placa aterosclerótica, infarto e AVC. Sendo assim, o consumo destes alimentos deve ser evitado

2. Alimentos ricos em gorduras trans:

Produtos industrializados (biscoitos recheados, margarinas duras, sorvetes)

Os produtos alimentícios industrializados são, em sua maioria, fontes significativas de gorduras trans. Este tipo de gordura tem alta relação com o risco cardiovascular, uma vez que aumenta os níveis plasmáticos de LDL (“colesterol ruim”) e reduz os de HDL (“colesterol bom”), ou seja, há grande piora do perfil lipídico em indivíduos que consomem este tipo de gordura em excesso. O consumo de produtos industrializados fontes gorduras trans deve ser o menor possível.

Quais os alimentos fontes de gorduras insaturadas? Quais os seus benefícios à saúde?

Peixes, oleaginosas e óleos vegetais

De modo geral, estes alimentos são fontes de diversos tipos de gorduras insaturadas, as quais irão, de modo geral, auxiliar na melhora do perfil lipídico, ou seja, na redução dos níveis de LDL e triglicérides e no aumento de HDL, garantindo a saúde cardiovascular.

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