Top

Guacamole com chips de batata doce

Guacamole com chips de batata doce

Hoje a receita saudável vem direto da culinária mexicana: guacamole. O guacamole é apresentado em forma de purê, acompanhando diversas preparações principalmente em saladas, sendo composto por ingredientes extremamente nutritivos, com destaque ao abacate, que é uma fruta rica em gorduras benéficas ao organismo, vitaminas e minerais importantes para a saúde ocular e cardiovascular, e antioxidantes, sendo a glutationa encontrada em maior quantidade e fundamental no combate ao envelhecimento celular e fortalecimento do sistema imunológico. Vamos à receita desta maravilhosa preparação!
•    2 tomates médios sem sementes,
•    1 pimenta dedo-de-moça média,
•    folhas de 1/2 maço médio de coentro ou salsinha (se preferir),
•    1 abacate médio ou 2 avocados pequenos,
•    Suco de 1 limão médio,
•    1 cebola média picada,
•    3 colheres (sopa) de azeite de oliva,
•    sal a gosto.

Picar o tomate e a cebola em cubos bem pequenos. Abrir a pimenta dedo-de-moça ao meio, eliminando as sementes com os filamentos brancos e picando em pedaços bem pequenos. Picar finamente as folhas de coentro ou salsinha, e reservar. Descascar o abacate maduro, retirando o caroço e colocando a polpa num prato fundo. Amassar com um garfo, deixando alguns pedaços pequenos. Regar com o suco de limão e adicionar o tomate, a pimenta, o coentro, a cebola, o azeite de oliva e o sal, misturando bem. Servir em seguida!

Normalmente é oferecido com tortilla (nachos) ou salgadinho de milho, mas para que esta combinação seja super nutritiva, a ideia é trocar este acompanhamento por chips de batata doce, muito fácil de preparar!  Você vai precisar de uma batata doce grande, descascada ou não (se a casca estiver em bom estado pode deixar!), cortada em rodelas finas de aproximadamente 3 mm (não pode ser MUITO fina nem MUITO grossa). Coloque em uma forma de assar forrada com papel alumínio (para não grudar) com azeite (um fiozinho), sal, orégano e pimenta do reino (se gostar!) Leve ao forno (180º) por 15 minutos e, após este tempo, vire todas as batatas e deixe por mais 15 minutos. Pronto! Uma dica é preparar as batatas antes do guacamole, e quando estiver tudo pronto, as chips também estarão! Aproveite e faça essa maravilhosa receita para o final de semana!

Sem Comentários

Postar um comentário