Top

Leite de vaca – quando oferecer à criança?

Leite de vaca – quando oferecer à criança?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até os 6 meses e complementado até os dois anos de idade. Na impossibilidade de prolongar o aleitamento materno, o leite de vaca pode entrar na alimentação da criança a partir de 1 ano de idade, mas não antes disso.

A composição do leite de vaca não é adequada para crianças menores de 1 ano, uma vez que possui altos teores de proteínas e de alguns minerais, além de ser muito deficiente em outros nutrientes. Assim, este contexto leva a uma sobrecarga do organismo da criança e pode levar a carências nutricionais importantes.

Sendo assim, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a oferta de leite de vaca deve ser feita a partir de 1 ano de idade, em substituição ao leite materno ou fórmula infantil de seguimento, assim como a substituição da mamadeira por um copinho adequado para esta faixa etária.

A melhor forma de ofertar o leite até os dois anos de idade é puro, sem adição de açúcar e/ou engrossantes. Os compostos lácteos próprios para esta faixa etária também podem ser usados, os quais são enriquecidos com vitaminas, minerais e até mesmo com DHA, nutriente essencial para o desenvolvimento cognitivo e visual da criança.

Sem Comentários

Postar um comentário