Top

Nutrição na Atividade Física

Nutrição na Atividade Física

A garantia de uma nutrição adequada é essencial para o dia a dia de praticantes de atividades físicas e/ou atletas. O fornecimento de um aporte adequado de nutrientes é um fator crucial para garantir bons resultados relacionados à performance e à melhora da composição corporal.

A análise dos objetivos e necessidades deve ser feita de forma individualizada, levando em consideração o tipo e frequência das atividades realizadas, assim como o tipo de rotina e hábitos alimentares de cada paciente.

O uso de suplementos nutricionais no mundo dos praticantes de atividades físicas é cada vez maior, principalmente de forma indiscriminada e sem orientação. Deve-se ter cautela quanto ao uso destes produtos, uma vez que problemas podem ser causados, tais como o ganho de peso, desequilíbrio na ingestão de nutrientes, sobrecarga renal e até mesmo efeitos colaterais como taquicardia, ansiedade e insônia, no caso do uso de estimulantes.

De modo geral, devemos sempre priorizar o uso de alimentos naturais para fornecer os nutrientes necessários para bons resultados com a prática de atividades físicas regulares. A partir de uma avaliação nutricional completa, é possível verificar a real necessidade da utilização de algum tipo de suplemento, a fim de otimizar os resultados e/ou facilitar e garantir praticidade na rotina alimentar. O uso de suplementos e a recomendação dos mesmos é individual e deve ser feita por um profissional de saúde habilitado.

Sem Comentários

Postar um comentário