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O que é anemia?

O que é anemia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a anemia é definida como uma condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. A anemia pode ser causada por deficiência de vários nutrientes, tais como ferro, zinco e vitamina B12.

A anemia ferropriva, causada pela deficiência de ferro, é o tipo mais comum. O ferro é um nutriente muito importante, uma vez que garante a síntese das células vermelhas, as hemácias ou eritrócitos, e o transporte do oxigênio para o organismo por meio destas células.

Existem alguns grupos de risco que costumam ser mais afetados por esta doença. Crianças, gestantes, lactantes e mulheres em idade fértil são os grupos que correm mais risco de desenvolver a doença.

Sendo assim, é extremamente importante garantir que introdução da alimentação complementar ao aleitamento materno nas crianças a partir dos 6 meses de idade seja feita de modo correto e oferte quantidades adequadas de ferro.  As gestantes e lactantes possuem necessidades aumentadas de ferro, sendo necessário aumentar a ingestão ou até mesmo introduzir uma suplementação medicamentosa.

O ferro pode ser fornecido ao organismo pela ingestão de alimentos de origem animal e vegetal, porém, é válido ressaltar que o ferro proveniente dos de alimentos de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. As carnes, principalmente a vermelha, são ótimas fontes do mineral. Entre os alimentos de origem vegetal, as folhas verdes escuras e as leguminosas (feijões) são boas fontes. Além destes alimentos, existem uma ampla variedade de produtos industrializados enriquecidos com ferro, os quais contribuem para garantir a ingestão diária recomendada.

Além de garantir a ingestão do ferro, é importante também otimizar sua absorção. Para isso, deve-se evitar consumir derivados do leite durante ou logo após as refeições e ingerir alimentos cítricos durante ou logo após as refeições principais. O consumo de uma fruta cítrica (laranja, mexerica, abacaxi, acerola, limão) como sobremesa ou a ingestão de um volume controlado (aproximadamente 200ml) de suco de fruta cítrica natural é um hábito muito interessante, uma vez que a vitamina C auxilia na absorção do ferro.

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