Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(): Failed opening '/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379
O que são fitoesteróis? | Clinica Nutrioffice
Top

O que são fitoesteróis?

O que são fitoesteróis?

O controle dos níveis de colesterol e a prevenção deste problema é um assunto muito falado na mídia ultimamente e de extrema importância para garantir a saúde cardiovascular.

Neste campo, tanto a indústria alimentícia quanto a farmacêutica estão investindo cada vez mais para desenvolver produtos que ajudem no tratamento e na redução do colesterol. A adição de fitoesteróis a alimentos (creme vegetal) auxilia a população na redução deste problema na alimentação habitual, mas também é possível encontrá-lo em cápsulas para consumo diário.

  1. O que são?

Os fitoesteróis são constituintes naturais da estrutura dos vegetais e apresentam estrutura similar ao colesterol.

  1. Como agem?

Os fitoesteróis auxiliam na redução da absorção do colesterol a partir da competição com o mesmo, a qual é gerada pela afinidade físico-química dos fitoesteróis com a micela, estrutura responsável pela absorção de ácidos graxos e compostos lipídicos.

Assim, a competição dos fitoesteróis com o colesterol interfere sua solubilização e incorporação no intestino, levando a uma menor absorção pelo organismo.

Vale citar que alguns mecanismos adicionais dos fitoesteróis na redução da absorção do colesterol ainda não foram totalmente elucidados.

  1. Quais as fontes alimentares?

Os fitoesteróis podem ser encontrados em alguns alimentos vegetais naturais, tais como grãos, oleaginosas, verduras e legumes. Entretanto, a quantidade encontrada nestes alimentos, a partir de uma dieta balanceada, é muito pequena, não atingindo as recomendações e efeitos desejados.

Sendo assim, as indústrias alimentícia e farmacêutica fornecem formas diferentes para garantir o consumo suficiente e que tenha ação terapêutica.

  1. Qual a dosagem ideal?

1 a 3g de fitoesteróis/dia por, no mínimo, 4 semanas.

 

Sem Comentários

Postar um comentário