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Os benefícios da aveia

Os benefícios da aveia

A aveia é um alimento muito comum e versátil, mas acaba sendo muito subutilizado pela população. Este cereal pode ser encontrado de diversas formas, desde a versão em flocos regulares, flocos finos, farinha, até o farelo de aveia (oat bran), que é a versão mais rica em fibras e com menor teor de gorduras e calorias.

De modo geral, a aveia é um cereal muito nutritivo, fonte de carboidratos, proteínas e lipídios, além de vitaminas, minerais e fibras. As principais propriedades atribuídas a este cereal se devem à presença de fibras, sendo elas:

Promoção da saciedade

De modo geral, as fibras ajudam a proporcionar saciedade, controlando o apetite e reduzindo o volume alimentar ingerido nas refeições.

Controle do colesterol

Por outro lado, a beta-glucana, fibra solúvel encontrada na aveia, é capaz de controlar o colesterol no sangue, uma vez que diminui a absorção intestinal de ácidos graxos e colesterol, aumento a excreção fecal dos mesmos. Além disso, as fibras solúveis também provocam maior utilização do colesterol para produção de sais biliares, fazendo com que menos colesterol fique disponível para a síntese de lipoproteínas (LDL).

Sendo assim, a aveia auxilia na promoção da saciedade, melhor controle da glicemia, e leva à redução do colesterol total e produção de LDL sanguíneo, resultando em maior saúde cardiovascular.

– Dica: utilize a farinha de aveia em preparações culinárias (bolos, tortas, panquecas) e adicione a aveia em flocos ou farelo de aveia às frutas e bebidas (leite, iogurte) consumidas habitualmente.

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