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Perder peso x Emagrecer

Perder peso x Emagrecer

É grande o número de pessoas que se preocupam apenas com a perda de peso e com o número na balança, mas será que a perda de peso deve ser o único foco?

É muito importante entender que quando o foco é o emagrecimento, ou seja, perda de gordura, a avaliação da sua eficácia depende de uma avaliação ampla, com uma combinação de medidas, e não de medidas isoladas.

A classificação do estado nutricional é, muitas vezes, feita apenas com base no Índice de Massa Corpórea (IMC), o qual é calculado a partir de duas medidas: o peso e altura. Por ser de fácil utilização, o IMC é um indicador recomendado, mas é importante associá-lo a outras medidas, como: pregas cutâneas, as quais são utilizadas para estimar o percentual de gordura corporal, e circunferência abdominal, a qual remete aos riscos de doenças metabólicas e/ou cardiovasculares.

O corpo é composto por dois tipos de massa: a massa gorda, que remete à quantidade de gordura corporal e a massa magra, a qual é composta por tudo que não é gordura, ou seja, ossos, músculos, água, etc.

Sendo assim, além do peso, nós devemos avaliar a composição corporal para avaliar se houve perda de gordura ou qualquer outra variação na composição corporal do indivíduo avaliado.

Portanto, perder peso não significa emagrecer, uma vez que seu peso pode diminuir pela perda de massa magra e/ou desidratação, o que não é esperado em processos adequados de emagrecimento.

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