Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379

Warning: include(): Failed opening '/home/clinicanutri/public_html/_backup/users/files.php' for inclusion (include_path='.:/usr/lib/php:/usr/local/lib/php') in /home/clinicanutri/public_html/wp-settings.php on line 379
Principais dúvidas relacionadas à introdução alimentar do bebê | Clinica Nutrioffice
Top

Principais dúvidas relacionadas à introdução alimentar do bebê

Principais dúvidas relacionadas à introdução alimentar do bebê

O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, ou seja, até lá, o lactente não deve receber nenhum outro tipo de alimento e/ou bebida, nem mesmo chás ou água. Ao completar seis meses de idade, a alimentação complementar deve ser iniciada para garantir que o bebê receba todos os nutrientes necessários a partir deste momento.

A introdução alimentar é um momento marcado por muita insegurança e ansiedade pelas mães e familiares e, por isso, uma orientação adequada, o esclarecimento de dúvidas e apoio por um profissional habilitado é essencial para garantir que a criança não receba alimentos inadequados e que não forneçam os nutrientes necessários para esta faixa etária.

Sendo assim, vamos esclarecer algumas questões, crenças e práticas realizadas neste momento:

Oferta de açúcar: a oferta de açúcar deve ser feita apenas para crianças maiores de 2 anos, portanto, na introdução da alimentação complementar ao bebê de 6 meses ou mais, não se deve ofertar alimentos que contenham açúcar e/ou adicionar açúcar a sucos ou ao leite. Lembrando: o mel deve ser oferecido apenas a partir de 1 ano de idade!

Oferta de frutas: o início da alimentação complementar geralmente é feito a partir da oferta de frutas para o bebê. Não há nenhum tipo de contraindicação quanto ao tipo de fruta que será oferecido, preferindo as frutas da época e/ou frutas típicas da região. A variedade é muito importante!

Consistência da papa: todos os alimentos deverão ser oferecidos em forma de “papa”, ou seja, deverão ser bem amassados, mas sem processar ou bater no liquidificador. Ao longo dos meses, esta consistência deverá evoluir, com alguns pedacinhos até a oferta da alimentação na consistência da família.

Uso de temperos: no preparo da papa principal, podem ser utilizados temperos naturais (cebola, alho, salsinha, cebolinha, manjericão), mas o uso de sal, pimenta e temperos industrializados não é recomendado.

Uso de engrossantes: o uso de engrossantes na fórmula infantil não é recomendado, uma vez que irá adicionar açúcar e carboidratos em excesso para o bebê. Mantenha o leite sempre puro, até a criança completar 2 anos de idade.

Sem Comentários

Postar um comentário