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Qual a diferença entre os alimentos diet e light?

Qual a diferença entre os alimentos diet e light?

É grande a quantidade de pessoas que optam por produtos diet e/ou light com o intuito de melhorar a alimentação, saúde e perder peso. Será que essa é uma boa opção?

Primeiramente, vamos esclarecer o que é um produto diet ou light. Segundo a ANVISA, o termo diet deve ser utilizado em produtos para fins especiais, ou seja, são formulados ou processados de forma a atender pessoas com necessidades específicas, como os portadores de diabetes melittus. O termo diet só pode ser utilizado nas embalagens de alimentos para dietas com restrição de nutrientes, para controle de peso e para a ingestão controlada de açúcares. Sendo assim, os produtos diet tem sua formulação alterada de modo a excluir algum nutriente e/ou ingrediente. Os doces e refrigerantes diet, por exemplo, não contém açúcar.

Os produtos light, por sua vez, apresentam a redução de no mínimo 25% de algum nutriente, tais como açúcares, gorduras ou sódio.

Tendo em vista que alguns produtos diet não contêm açúcar, será que eles são mais saudáveis do que as versões tradicionais? É importante ressaltar que as indústrias alimentícias visam a boa palatabilidade e aceitação de seus produtos, portanto, ao deixar de adicionar açúcar, é necessário introduzir outros ingredientes para manter o bom sabor, textura e aroma do alimento. Assim, ao retirar o açúcar, serão adicionados edulcorantes artificiais (adoçantes), entre outros aditivos químicos e, muitas vezes, mais gordura.

Assim, a troca do refrigerante ou chocolate normal pelas versões diet por indivíduos que apenas buscam uma alimentação saudável e não possuem restrições alimentares pode não ser uma boa escolha.

De modo geral, deve-se analisar qual o objetivo e qual restrição o indivíduo deseja. Por exemplo, a substituição de um iogurte integral pelo zero gordura ou light (com redução de gorduras) é interessante, uma vez que leva a um menor consumo de gorduras saturadas, mas a substituição de um suco de frutas natural por um refrigerante ou chá diet ou zero açúcar não é recomendada, uma vez que estes alimentos fornecerão apenas aditivos químicos e nenhum nutriente benéfico à saúde.

A ideia é sempre preferir alimentos e produtos naturais e optar por produtos que façam bem à saúde de cada um, avaliando as necessidades sempre de modo individual.

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