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Quando suplementar carboidratos?

Quando suplementar carboidratos?

Os carboidratos são, basicamente, o combustível que nosso organismo utiliza para receber energia, a qual é utilizada para manter suas funções básicas, assim como para capacitá-lo a realizar atividades que demandem maior energia, como as atividades físicas.
Durante a prática esportiva existe grande demanda de energia pelo organismo, a qual é proveniente da glicose sanguínea ou do glicogênio muscular (glicose armazenada).
Sendo assim, antes de iniciar a atividade física, os estoques de glicogênio muscular devem estar abastecidos, o que é proporcionado por uma alimentação equilibrada ao longo do dia. É importante o consumo de carboidratos antes do exercício, de modo a garantir um aporte energético suficiente, poupando os estoques de glicogênio e a possível degradação proteica (músculos) ao longo do exercício físico.
Durante a atividade, o glicogênio muscular é mobilizado e utilizado como fonte de energia. Assim, o estoque de energia vai ser reduzido, e, em atividades físicas prolongadas, esta redução é considerável e deve-se avaliar a necessidade de reposição deste estoque, com o consumo de carboidratos durante a atividade física, de modo a garantir uma boa performance e evitar a degradação proteica.
Após a prática de atividades físicas, os estoques de glicogênio estão depletados. Esta depleção pode ser baixa, média ou alta, dependendo da intensidade e duração do exercício. De qualquer forma, a reposição destes estoques de energia deve ser feita com alimentos e/ou suplementos fontes de carboidratos.
– Qual suplemento e quanto devo usar?
Existem dois tipos principais de suplemento de carboidratos, a maltodextrina e a dextrose. A diferença principal entre eles é o tempo de absorção, sendo que o primeiro tem absorção um pouco mais lenta (15 minutos) e o segundo quase imediata (5 minutos).
Ambos são suplementos energéticos, ou seja, carboidratos utilizados para aumentar o aporte de energia diário. Este tipo de suplemento é mais utilizado pela praticidade e pode ser utilizado antes, durante e/ou depois da atividade física, dependendo da duração e intensidade do exercício.
No mercado de suplementos nutricionais, tanto a maltodextrina quanto a dextrose podem ser encontradas em forma de pó com ou sem sabor (natural). Este pó deve ser diluído em água, conforme orientação.
O tipo de carboidrato (velocidade de absorção) e a quantidade consumida depende do perfil nutricional, objetivos e atividade praticada pelo paciente, sendo esta individualizada e determinada pelo nutricionista.

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