Top

Rótulos: importância da leitura adequada

Rótulos: importância da leitura adequada

Cada vez fica mais difícil ir ao supermercado e saber quais alimentos devem ser comprados e quais devem ser deixados de lado, para ter uma alimentação saudável. Mas uma dica é: sempre leia os rótulos, assim ficará fácil o que deverá compor seu carrinho de compras! E então, como saber as informações importantes na hora da leitura?
– lista de ingredientes: principal informação, pois informa a composição do produto. São ordenados de forma decrescente, ou seja, os ingredientes que tiverem em maior quantidade para os que tiverem em menor quantidade;
– prazo de validade: indica até quando o produto é adequado para consumo, ou seja, em qual data ele vence;
– origem e lote: descreve o fabricante, local e quando o produto foi fabricado;
– conteúdo líquido: indica a quantidade total do produto contido na embalagem, podendo ser expresso em quilo (Kg) ou litro (L);
– informação nutricional obrigatória por lei: descrição das informações nutricionais do produto por meio da tabela nutricional. São elas: porção – quantidade média do alimento a ser consumido por uma pessoa (baseada em 2.000 kcal); medida caseira indica a porção de um alimento de uma medida usada pelo consumidor (fatias, unidades, pote, xícaras, colheres de sopa); percentual de valores diários (%VD) – percentual que indica a energia e os nutrientes que aquela porção representa, de acordo com uma dieta de 2000 calorias. Na tabela, devem conter: valor energético (kcal), carboidratos (g), proteínas (g), gorduras totais (g), gorduras saturadas (g), gordura trans (g), fibras (g) e sódio (mg).
Os pontos para a escolha de um produto industrializado adequado são estes, sendo que os ingredientes contidos são os mais importantes a serem avaliados. Lembrem-se, os nomes diferentes na maioria das vezes são aditivos alimentares, como conservantes, corantes, e tudo aquilo que a indústria coloca e que não agrega nenhum benefício à sua saúde!

Sem Comentários

Postar um comentário