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Tapioca

Tapioca

A tapioca vem sido muito procurada por quem deseja melhorar a alimentação e/ou perder peso, mas será que este alimento realmente é essencial para garantir a saúde ou capaz de promover o emagrecimento?

Proveniente da mandioca, a tapioca é basicamente composta por carboidratos simples, de rápida absorção, e que fornecem energia rápida para organismo. Por ter esta característica, é muito importante que a tapioca não seja consumida de forma isolada, ou seja, o seu consumo deve ser sempre aliado a outros alimentos fontes de fibras e/ou proteínas, de modo a balancear a resposta glicêmica e reduzir a liberação exagerada de insulina, hormônio responsável pela absorção da glicose e armazenamento de energias extras em forma de gordura e/ou glicogênio.

Livre de glúten, este alimento é interessante para os portadores de Doença Celíaca, mas não há nenhuma comprovação científica de que o glúten influencie no ganho ou perda de peso e que sua exclusão deva ser feita para este fim.

Sendo assim, a tapioca é um bom substituto do pão, apenas para fim de variar o cardápio, e que deve ser combinada com recheios saudáveis, tais como frutas e queijos magros. Também é possível adicionar sementes e/ou grãos (chia, linhaça, farelo de trigo, etc) em seu preparo, o que auxilia na redução do índice glicêmico desta preparação.

Seu consumo aliado a uma alimentação equilibrada e variada é interessante, mas seu consumo isolado não exerce nenhum tipo de auxílio à perda de peso. Cuidado!

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